11 de nov. de 2010

[HOMENAGEM] Os primeiros dois anos de um novo e longo futuro

Mudanças. As mudanças fazem parte da vida, de um modo geral. Regra vigente, as mudanças são campo de trabalho do destino, que rege e opera, às vezes por linhas tortas, todas as nossas necessidades e desnecessidades. A vida é um grande terminal de ônibus e metrôs, cujo eterno vai & vem de pessoas, idéias e situações, terminam por tornar ointerminável terminal na orquestra do destino. Sempre necessárias, as mudanças surgem, como leves sementes, cujos frutos são colhidos por um longo período.

Corria o ano de 2008. Estávamos fechando um ciclo, dentro do rap curitibano, e iniciando outro. Certas coisas já não eram mais as mesmas, e para a nossa surpresa, naquela mesma atmosfera encontramos outras pessoas, de outras localidades deste imenso Brasil, que sentiam o mesmo. Gente ambiciosa, a quem atribuo as honras de verdadeiros revolucionários, que mesmo com apenas uma arma em punhos; a internet; estavam dispostas ao combate do tudo ou nada contra as cartas marcadas. Gente de vigor, de aguante, cuja vontade por mudanças e melhorias era realmente assustadora.

Após uma longa estrada percorrida ao longo de dois anos, podemos perceber o impacto daVanguarda do Rap Nacional no cenário do rap brasileiro. As coisas já não são mais tão mesmas quanto antigamente, e o impacto dos Vanguardistas sobre o seleto grupo composto por poucos grupos, rádios e revistas; é notável. Em dois anos, houve uma democratização do rap como há antes não havia sido vista. Aquele grupo que outrora não era visto, nem lembrado; passou a ser ouvido, visto e admirado. Aquele grupo, que não tinha espaço em determinados shows, passou a ter grandes espaços nos sites. Apenas uma arma, apenas a internet. O suficiente para revolucionar o mercado.

Quando se fala em marketing digital, as pessoas costumam lembrar-se de Barack Obama. Do quanto o advento da internet foi fundamental naquela ocasião. Ledo engano. Existe uma verdadeira aula de marketing digital, sendo ministrada logo ali, no canto direito deste ordinário blog; cuja equipe de Vanguardistas anoitece e adormece fazendo uma linha de frente espetacular, na chance de que novos artistas tenham dias de sol no Rap Nacional. Uma linha de frente que permita, finalmente, o destino operar e reger a orquestra do vai & vem.

É incontável a quantidade de novos grupos e novos artistas que a Vanguarda do Rap Nacional ajudou. Incontável e incontestável. Ao longo destes dois anos, vimos a ascenção de muita gente boa. Seria injusto citar todos os nomes, mas maior injustiça seria, não citar o finalmente Início de Uma Nova Era.

Com estas linhas, senhores, que escrevo e parabenizo à todos os Vanguardas do Rap Nacional. Todos os grupos, rappers, MC's e escritores que tiveram trabalhos divulgados neste site. É difícil encontrar palavras que expliquem ou relatem o que sinto pela VDRN. É como se fosse um Clube, que mesmo lutando com dificuldades, continua a lotar o estádio, e a fornecer tudo aquilo que seus espectadores mais precisam. Sem sair do tom, sem escapar do compasso.

Parabéns, Vanguarda do Rap Nacional!

Os primeiros dois anos de um novo e longo futuro.

FONTE (Blog Kuay Floy)

"A vanguarda agradece à todos aqueles que acreditam no que fazemos e que fazemos de coração"