28 de nov. de 2009

Indicação - A menina que roubava Livros (Markus Zusak)

Indicação

002 – A menina que roubava Livros (Markus Zusak)

A Menina que Roubava Livros (The Book Thief, no original) é um romance do escritor australiano Markus Zusak, publicado em 2006. No Brasil, ele foi lançado em Março de 2007 pela editora Intrínseca, e foi traduzido por Vera Ribeiro. Sendo narrada pela Morte, o livro conta a história de Liesel Meminger, uma garota que se encontrou com a narradora diversas vezes ao longo de sua vida e foi observada pela curiosa colhedora de almas. Vivendo na Alemanha nazista, Liesel enfrenta vários desafios dentre se conformar com a súbita mudança em sua família, se controlar perante Rudy Steiner e saber guardar um segredo (Fonte: Wikipedia).

Muitos livros trazem como tema a Segunda Guerra Mundial mas não como esse. A menina que roubava livros traz essa triste história contada por outros olhos.O da Morte.
A idéia que inicialmente pode ser macabra com o avançar da história essa narradora em comum se torna cativante e admirável. A visão da Morte é totalmente desconstruida e reinventada.
Simples e com personagens constistentes que tem sua vida interligadas mas cada um com sua própria história, com suas próprias lutas.O horror da Guerra por um ponto de visão diferente mas ainda sim com todo seu horror e significado. Leiam.