14 de out. de 2009

"LITERARUA"





LITERARUA - Arte & Poesia


Salve familia!

Apartir de hoje, estaremos destinando um espaço exclusivo do Blog para esse brilhante projeto de uns parceiros nosso. O Projeto Literarua tem praticamente o intuito de mostrar o talento de adolescentes, mostrar-lhes o valor da cultura Hip Hop, o valor da leitura...O valor do aprendizado. É realmente um centro educativo, portanto um trabalho brilhante, junto com o projeto ZUMALUMA.
E apartir de hoje, estaremos sempre mostrando alguns trabalhos, novidades e tudo que nos for permitido para postarmos aqui.
Espero que todos acompanhem, e passem a olhar para sí...Será que o mundo que você tanto reclama, não é apenas um espalho seu?
Por isso apoiamos atitudes interessantes como essa, de pessoas que assim como nós, não tem condição financeira...Mas tem muita vontade e amor ao próximo.

Nessa primeira postagem estamos colocando um "prefácio", para que todos fiquem cientes de como tudo funciona.

PROJETO LITERARUA




INTRODUÇÃO

O graffiti, como é conhecido hoje, desenvolveu-se originalmente no final da década de 70, em Nova Iorque e na Filadélfia, quando artistas começaram a pintar seus nomes em paredes ou estações de metrô nos arredores de Manhattan. A mistura de culturas em estreitíssima convivência, típica de uma metrópole como Nova Iorque _ onde os guetos do Harlem e o mundo glamuroso da Broadway e de Wall Street convivem lado a lado_ propiciou um terreno fértil para os primeiros artistas desta arte das ruas. Na América do Sul, o graffiti já nasceu sob o impacto dos problemas sociais e econômicos, do tráfico de drogas e de conflitos armados decorrentes das guerras de facção. E, do mesmo modo como no início do movimento em Nova Iorque, o graffiti sul-americano tem como seus expoentes artistas nascidos nos subúrbios e comunidades carentes, o que o leva a refletir, em sua temática, uma forte oposição às classes dominantes e uma visão bastante crítica das estruturas de poder. A poesia, assim como a música, é uma arte temporal (o poema precisa ser lido seqüencialmente, ao longo do tempo), ao passo que as artes visuais, de uma forma geral, pertenceriam à esfera do espaço. Porém, devido às suas características próprias de manifestação - no calor do momento, na urgência da rua - o graffiti, embora se apresente como uma arte visual, incorpora uma forte marca de temporalidade. O graffiti é arte acontecendo velozmente, no tempo, debaixo do nosso olhar. O tempo se condensa e a pintura se materializa quase que instantaneamente. No poema as coisas são “uma presença instantânea e total, que fere de um golpe a nossa atenção. O poeta não descreve a cadeira: coloca-a diante de nós” . Também nisso o graffiti se aproxima da poesia estabelecendo uma ligação entre literatura e graffiti.



JUSTIFICATIVA

O presente projeto vêem despertar no nosso alunado oportunidades de manifestações artísticas, artes para os jovens aprimorarem suas técnicas, conhecerem a história da arte e a linguistica literaria e ampliarem sua visão sobre a arquitetura urbana em ações coletivas de projeção dos grafiteiros através da arte e literatura. Buscar o resgate cultural e que se pode ser irreverente ou ser inconseqüente com tais propósitos elevando assim a auto estima do educando.
Sabemos que a democratização da cultura deve ter como condição anterior a idéia de que os bens culturais no sentido restrito de obras de arte e pensamentos são direito de todos e não privilégios de alguns.
Por isso, a democratização da cultura deve passar pela viabilização do acesso e usufruto das obras culturais e literarias, dando direito ao indivíduo à informação e à formação cultural, ou seja, dando direito à produção bens culturais.
.

OBJETIVO GERAL

Preocupados com a falta de interesse a leitura e a arte... estamos propondo um projeto, com o objetivo de despertar no alunado o prazer da leitura através da arte do graffiti.
Desenvolvendo em áreas urbanas como muros, espaços abandonados etc, o literarua que é a mistura da arte do graffite com a literatura.
A juventude, é um campo vasto de manifestações artísticas, pois ofereceremos aos alunos fórmulas de expressões livres onde poderão mostrar do que são capazes na construção dos ideais sócio-econômico, político e cultural. O projeto “Literarua” será um desses espaços para jovens e adolescentes,com proposta á serem realizados na Associação Zumaluma (FDI) e no final das ações será feita exposições dos trabalhos realizados pelos jovens.




OBJETIVO ESPECÍFICO

- Resgatar o aluno através de uma visão ampla no contexto arte e poesia.
- Motivar o alunado pela responsabilidade e a importância da preservação do patrimônio
Público;
- Orientar , desenvolver e mobilizar os educando para a realidade social;
- Desenvolver e promover nos educandos estratégia para o auto conhecimento e auto estima para o exercício da cidadania ;
- Estimular o espírito solidário para o desenvolvimento sócio cultural e político da comunidade;
- Desenvolver no aluno o gosto pela arte através do estudo de conhecimento histórico elevando-o a sua auto estima
- Responsabilizar com a formação global dos nossos jovens, futuros cidadãos da nossa sociedade.


• PÚBLICO ALVO

Jovens e adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos de idade.


• METODOLOGIA

O professor de arte graffiti e poesia das temáticas a ser desenvolvidas pelo aluno farão o acompanhamento e monitoramento das atividades proposta pela Direção do proponente. O monitoramento e o acompanhamento serão através de atividades pedagógicas: palestras, pesquisas e vídeos relacionados á preservação da expressão artística e literaria, construindo em nosso saber coletivo novas idéias e promovendo mudanças nas classes sociais.Trabalharemos no período de 3 meses a pratica teórica da ação com os alunados, sendo assim no acrescento de mais 3 meses a aula pratica difundindo o aprendizado em muros, painéis, faixa das etc.



BY:
VuLtO MaDhIbA
(Kaab Al-Qadir)
Contato: (011) 4244-2566
Email- malumazu@gmail.com



Paz!