18 de fev de 2009

Entrevista com Funçao Original




Vanguarda: Nos fale um pouco sobre o grupo?

Funçao Original: O grupo Função Original surgiu com o apoio da rapaziada do Conceito Real, no ano de 2007. Foram alguns meses de preparação, até o primeiro show ! Hoje Conceito Real e Função Original, são grupos aliados em todos os tipos de correria ! Função Original tem um cd nas ruas que foi gravado no final de 2008, teve inicio as gravações do vídeo clipe e tem em mente o DVD para o final do ano!

Vanguarda: O Função Original tem quase 2 anos de existência, e nesse “pouco” tempo vocês já conseguiram gravar CD, criaram vários matérias do grupo (Como bonés, mochilas, canetas) e atualmente já estão se preparando para gravação de clipe e DVD...A caminhada do Função Original ta sendo fácil? Ou tudo isso deve-se a planejamento?

Funçao Original: Fácil ? Essa palavra nem existe no nosso vocabulário, preferimos optar pela frase: “O que vem fácil vai fácil” né ? Com certeza, tudo depende e gira em torno de planejamentos, reuniões e acertos sobre tudo o que vai rolar. Produtos, CD, etc, vem como conseqüência de um bom trabalho. Fazer planejamentos, faz com que a correria fique organizada e com mais chance de serem finalizadas com êxito.

Vanguarda: Falando em DVD e Clipe, nos fale um pouco sobre esse projeto.

Funçao Original: Bom, o clipe é um projeto que vem sido trabalhado desde o final do ano passado, e agora já esta em andamento, a música é “Por que os bons se vão!?”, e tem em média o prazo de 2 meses para ser finalizado e estar rodando por ae. Agora o DVD, temos em mente para o final deste ano. È um projeto que contará com algumas imagens de shows, making of, entrevistas, ou seja um documentário.

Vanguarda: O “FO” acredita verdadeiramente na PAZ?

Funçao Original: Com certeza, não só acreditamos, como também cativamos e buscamos pela paz! Tanto é que o titulo do cd é “A paz é nós quem faz”! As coisas estão cada vez piores, valores sendo invertidos a cada dia que passa, molecada crescendo com ódio no coração ! Temos que acreditar que ainda existe paz, e passar para os outros, para alcançar mudanças.

Vanguarda: Você acha que está havendo alguma mudança no RAP nacional?

Funçao Original: Parece que as pessoas que estão envolvidas com rap, estão percebendo que precisam estudar e se informar mais, isso é a base de tudo né ? Mas ainda falta muito para que todos caiam na real! Outra mudança que avaliamos, é o grande numero de pessoas novas entrando para o movimento. Tomara que entrem de uma maneira coerente e com vontade de fazer a diferença né!?

Vanguarda: Sempre que se fala em RAP já vem na cabeça musicas de protesto, o RAP pra você, é só protesto?

Funçao Original: Claro que não! Temos que protestar sim, fazer letras denunciando coisas erradas, mas não podemos esquecer que existem outras coisas no mundo. Existe coisas importantes, como o amor, a paz, a auto estima, que muitas vezes não são valorizadas ! Eu sempre insisto em dizer, que a rapa que esta chegando agora, assim como nós estamos, devem se informar mais, e não cair em mesmice.

Vanguarda: O que mais lhe agrada no RAP? E o que mais lhe incomoda?

Funçao Original: O que mais agrada, é a força e a vontade da rapaziada! Não digo que todos tenham isso mas a grande maioria sim! O que ainda incomoda, é a falta de união, não só no rap, mas no movimento hip hop em si. Precisamos saber que sozinhos somos alvo fácil, juntos somos uma força capaz de passar por cima do que for preciso.

Vanguarda: Como você vê o RAP ao seu redor hoje?

Funçao Original: Um movimento que nao para de crescer, um movimento que esta expandindo e recrutando gente e povos diferentes do padrão, não só da periferia, como também de outras classes sociais!

Vanguarda: Existe alguma influência dentro e/ou fora do RAP ?

Funçao Original: Nossa maior influencia, e mais próxima no rap é o grupo Conceito Real, que nos mostra no dia a dia a luta, garra e força para vencer, e fora do movimento, a maior influencia é Mahatma Gandhi, que lutou ate o fim de sua vida pela não violência, apenas com inteligência e amor por todos.

Vanguarda: Muito se fala em RAP e MIDIA, o Função Original, apareceria na mídia? Por que?

Funçao Original: Sim, concerteza.Temos que mostrar o que fazemos, expandir o nosso trabalho e aumentar o numero de pessoas que nos conhecem. Todos do movimento, deveriam lutar pelo seu espaço na midia, para poder divulgar o trabalho e mostrar a cara! Se quem é do movimento não fizer, quem não é ira fazer do seu jeito.

Vanguarda: Acha que a Internet ajuda, ou atrapalha o RAP hoje? Nos fale as vantagens e desvantagens disso:

Funçao Original: Ah meu, a internet ajuda e muito ! Penso que já foi aquela cede por dinheiro e tal. Temos que pensar em divulgar nosso trampo, fazer chegar longe, e a internet é uma boa alternativa para isso, a única desvantagem é que muita gente utiliza de maneira errada, temos que ser estratégicos.

Vanguarda: Espaço aberto para vocês, fiquem a vontade.

Funçao Original: Muito obrigado pelo espaço e pela consideração ! A caminhada é longa, mas não vamos parar, temos que lutar e trabalhar para alcançar os objetivos !
Função Original agradece de coração ! "A paz é nós quem faz"

Contatos:

http://funcaooriginal.blogspot.com/
funcaooriginal@hotmail.com
(19) 9248-2677 - LEO


SONS:

Por que os bons se vão?: http://www.4shared.com/file/87971400/6d22e52f/Por_que_os_bons_se_vo_-_Funo_Original.html

Mina de Responsa : http://www.4shared.com/file/84975857/39a1f067/07_07_Faixa_7.html


Atençao: O grupo está fazendo uma pré-eleição de poesias com o tema "Por que os bons se vão?", o ganhador, irá ter sua poesia no video clipe do grupo.