13 de ago. de 2012

Yzalú - Mulheres Negras



Compositor: Eduardo (Facção Central)
Arranjador e Intérprete: Yzalú
Mulheres Negras ( Letra )
Enquanto o couro do chicote cortava a carne, a dor metabolizada fortificava o caráter; 
A colônia produziu muito mais que cativos, fez heroínas que pra não gerar escravos matavam os filhos; 
Não fomos vencidas pela anulação social, sobrevivemos à ausência na novela, no comercial; 
O sistema pode até me transformar em empregada, mas não pode me fazer raciocinar como criada; 
Enquanto mulheres convencionais lutam contra o machismo, as negras duelam pra vencer o machismo, o preconceito, o racismo; 
Lutam pra reverter o processo de aniquilação que encarcera afros descendentes em cubículos na prisão; 
Não existe lei Maria da Penha que nos proteja, da violência de nos submeter aos cargos de limpeza; 
De ler nos banheiros das faculdades hitleristas, fora macacos cotistas; 
Pelo processo branqueador não sou a beleza padrão, mas na lei dos justos sou a personificação da determinação; 
Navios negreiros e apelidos dados pelo escravizador falharam na missão de me dar complexo de inferior; 
Não sou a subalterna que o senhorio crê que construiu, meu lugar não é nos calvários do Brasil; 
Se um dia eu tiver que me alistar no tráfico do morro, é porque a Lei Áurea não passa de um texto morto;

Não precisa se esconder segurança, sei que cê tá me seguindo, pela minha feição, minha trança; 
Sei que no seu curso de protetor de dono praia, ensinaram que as negras saem do mercado com produtos em baixo da saia; 
Não quero um pote de manteiga ou um xampu, quero frear o maquinário que me dá rodo e Uru; 
Fazer o meu povo entender que é inadmissível, se contentar com as bolsas estudantis do péssimo ensino; 
Cansei de ver a minha gente nas estatísticas, das mães solteiras, detentas, diaristas. 
O aço das novas correntes não aprisiona minha mente, não me compra e não me faz mostrar os dentes; 
Mulher negra não se acostume com termo depreciativo, não é melhor ter cabelo liso, nariz fino; 
Nossos traços faciais são como letras de um documento, que mantém vivo o maior crime de todos os tempos; 
Fique de pé pelos que no mar foram jogados, pelos corpos que nos pelourinhos foram descarnados. 
Não deixe que te façam pensar que o nosso papel na pátria, é atrair gringo turista interpretando mulata; 
Podem pagar menos pelos os mesmos serviços, atacar nossas religiões, acusar de feitiços; 
Menosprezar a nossa contribuição na cultura brasileira, mas não podem arrancar o orgulho de nossa pele negra;

Refrão: 
Mulheres negras são como mantas Kevlar, preparadas pela vida para suportar; 
O racismo, os tiros, o eurocentrismo, abalam mais não deixam nossos neurônios cativos.