11 de dez. de 2011

Por DENTRO do Rap: Producao musical, com a participacao de @Djcaique3Fs

Nosso artigo de hoje, mostrará para vocês quais são as etapas de uma produção musical, pra que serve cada etapa e qual a importancia de cada uma, além de esclarecer diversas dúvidas sobre o mesmo.

SOBRE O ARTIGO

Novamente gostaríamos de ressaltar que os textos (assim como algumas imagens) foram extraídos de sites de pesquisas (Google, Yahoo, etc). Apenas fizemos uma espécie de dissertação, unificando trechos de textos de diversos sites, e assim gerando este artigo com o intuito de esclarecer certas dúvidas sobre o determinado assunto.

PRODUTOR MUSICAL (fonte wikipédia)

Na indústria musical, um produtor musical ou produtor discográfico é o termo que designa uma pessoa responsável por completar uma gravação master para que esteja pronta para o lançamento. Eles controlam as sessões de gravação, treinam e guiam os músicos e cantores e fazem a supervisão do processo de mixagem.

Na primeira metade do século XX, o papel do produtor musical lembrava aquele do produtor cinematográfico, em que o produtor musical supervisionava as sessões de gravação, pagava os técnicos, músicos e os responsáveis pelo arranjo das músicas, e algumas vezes até escolhia material para o artista. Pela década de 1960, os produtores musicais pegaram um papel mais direto no processo musical, incluindo criar arranjos, cuidar da engenharia da gravação e até mesmo escrever o material. Através de tudo isso, os produtores têm tido uma forte influência, não apenas em carreiras individuais, mas no curso da música popular.

Hoje em dia, com a diminuição dos custos de material, aumento dos interessados na área e com o grande aumento de marcas, modelos e tipos de material, há cada vez mais home-studios e produtores caseiros. Muitos artistas tornaram-se produtores musicais sozinhos, e o contrário também já ocorreu: produtores viraram os artistas.

AS FASES DA PRODUÇÃO (fonte audicaocritica.com)

A Produção Musical pode ser dividida em 3 etapas:

* Pré-produção
* Produção
* Pós-produção

Durante a Pré-Produção

Fonte: Google imagens
Artista e produtor trabalham juntos para estarem 100% preparados para a fase de Produção, que inicia-se com gravações em estúdios. O tempo de estúdio é muito valioso e pode representar uma boa porcentagem do custo e do tempo de uma produção. Nada pior do que voltar atrás, modificar letras, instrumentos, forma, gastando mais recursos com gravações e mixagens.
Uma Pré-produção bem feita cria toda a fundação de um projeto musical (seja ele um álbum ou apenas um jingle), deixando a música lapidada ANTES que iniciem as gravações. Assim, os recursos necessários para a produção propriamente dita, são claramente planejados e antecipados, permitindo economia de tempo, dinheiro, erros e frustrações.

Estes são alguns exemplos de atividades feitas pelo produtor durante a pré-produção:

- Análise de letras e títulos - significados, sinônimos, rimas, sonoridade, contexto
- Adaptação da forma (verso, chorus, bridge) ao estilo musical e mensagem propostos
- Aumento de impacto através de início forte e teoria da comunicação
- Arranjos e instrumentações, timbres, naturalidade, fidelidade
- Contorno emocional - interesse, suspense, recompensa
- Técnicas de microfonação e criação de espaços sonoros
- Seleção de músicos, estúdios e profissionais

A segunda fase, a Produção propriamente dita

Fonte: Google imagens
Procura registrar as performances e mixar os resultados de acordo com o que foi planejado (e previamente decidido) na pré-produção. Nesta etapa, o produtor utiliza seus conhecimentos - acústica e equipamentos, gerenciamento de tempo e conflitos, tecnologia e comportamento do público - para extrair o melhor dos músicos e técnicos, sem se desviar do objetivo final. Assim como faz o diretor de um filme.

Essa é talvez a maior competência de um bom produtor musical - conseguir enxergar (ou melhor, ouvir) o resultado final desde o princípio e tomar as decisões corretas para atingí-lo. É muito fácil nos distrairmos com detalhes técnicos, artísticos e mercadológicos que impedem a concentração durante a fase de produção. O produtor coordena as etapas, recursos humanos e tecnológicos para o processo fluir com criatividade e disciplina. Muitas vezes, isso significa "encarnar" a figura de empresário, músico e ouvinte.

Uma vez que as músicas estejam registradas e comuniquem sua mensagem (seja ela refletir, protestar, dançar ou sorrir), é hora de empacotar e promover o produto final.

A Pós-Produção

Fonte: Google imagens
Pode ser encarada como a etapa de embalagem e distribuição do produto. Quando saímos para jantar fora, queremos que a apresentação da comida seja adequada, que os pratos combinem entre si e com as bebidas, que haja harmonia entre ambiente, serviço e custo. Se comêssemos direto da panela, talvez sentiríamos o mesmo gosto, mas provavelmente não seria uma experiência tão agradável.

Durante a pós-produção, as músicas passam por um processo conhecido como Masterização. A harmonia entre canções, timbres, volumes, pausas, sequência - o conjunto da obra musical e como ela será apresentada - são trabalhados para que o produto possa ser "digerido" da melhor maneira possível. Ao mesmo tempo, detalhes técnicos da confecção da mídia master e suas cópias são cuidadosamente testados e implementados para se evitar erros na prensagem, distribuição e compatibilidade com equipamentos dos consumidores.

Finalmente, estratégias de marketing e distribuição buscam a promoção do produto e remuneração para os profissionais, através de vendas de gravações, shows, veiculação nas rádios, gerenciamento da imagem do artista, downloads, relações com imprensa, entre outros. Sem uma boa pós-produção, músicas maravilhosas podem desapontar e nem chegar ao público, caindo no esquecimento.


AINDA NAO ENTENDEU? 

Eis que então convidamos um dos melhores produtores do rap nacional atualmente, o produtor e rapper  Dj caíque, fundador do selo 360º Records (Atualmente trabalhando no selo 3F´s [Foco, Força é Fé]) . Criamos algumas perguntas que de forma resumida ele procura esclarecer maiores duvidas, confira uma breve biografia do Caíque e na sequencia essa pequena "entrevista".

DJ CAIQUE (fonte Wikpédia)

Fonte: Perfil/Facebook


Caíque Benigno aka DJ Caíque é um DJ e produtor musical brasileiro, mais conhecido por fundar o selo independente 360 Graus Records.

Caíque iniciou sua trajetória no rap como DJ em 2000, sendo que em 2003 começou a produzir seus primeiros beats. Já produziu discos de artistas como Projota, Ogi, Rashid, Doncesão, Pizzol, e até de norte-americanos como Creative Juices Crew, grupo de Nova Iorque de onde é membro.

DISCOGRAFIA

Simplismenteluz(2005)
Coligações Expressivas(2006)
Nocivo Shomon - Assim que eu Sigo(2007)
Doncesão - Primeiramente(2008)
Dr. Caligari - É O Terror(2008)
4 Anos de NATALidade 2005-2008 Vol. 1(2008)
4ª Estrofe - ritmo e poesia (prod. Dj Caique)(2009)
Projota - Carta Aos Meus (2009)
Pizzol - 16 Anos (2009)
5 Anos de NATALidade 2005-2009 Vol. 2 (2009)
Coligações Expressivas Vol. 2(2010)
Projota - Projeção (2010)
Terceira Safra - CD Promo (2011)
Projota - Projeção Pra Elas (2011)
Doncesão - Bem Vindo Ao Circo (2011)
Rashid - Dádiva e Dívida (2011)
Lenda ZN - Mais Vivo do que Nunca (2011)
Ogi - Crônicas Da Cidade Cinza (2011)
Projota - Não há lugar melhor no mundo que o nosso lugar (2011)

DJ CAIQUE EXPLICA


Quais são as etapas de uma produção musical? 

Eu gosto muito de samplear, porque eu amo os timbres dos instrumentos antigos dos anos 60 70 e um pouco dos 80. eu gosto de pegar alguns discos e ir escutando eles de ponta a ponta, ae do nada quando eu escuto algo que eu piro eu já recorto e começo a fazer a batida tocar um baixo etc, enfim é bem natural, não fico procurando samples, apenas escuto os discos que é o que eu gosto de fazer.

O que é mixagem, e por que fazê-la?

Mixagem é muito de ouvido, é equalização, volumes e muitos outros processos, o objetivo é você conseguir juntar todos os elementos que for usar e deixar eles audíveis na musica.

O que é masterização, e por que fazê-la?

É a finalização da musica, é aonde você vai corrigir algumas imperfeiçoes da mixagem e dar o brilho final da musica.

Quais programas você usa para fazer a produção, mixagem, masterização, etc?

Fruityloops, Soundforge, Acidpro, T-racks e alguns plugins e vst's

O Sistema Operacional usado influência no resultado final?


Mac X Windows
Eu sou a prova viva que não [risos]

Pra galera que ta querendo começar a fazer suas proprias produções, o que é fundamental que eles saibam?

Que não importa o que você faça tem que fazer de coração, não é só ir na net e pesquisar "samples" recortar e fazer um beat por exemplo, você tem que  gostar do que você está sampleando, pelo menos escutar a musica inteira [risos] eu nunca fiz um beat pensando em alguém pra rimar nele, eu sempre faço pra mim, o meu sentintimento ta ali, se alguém gostar da batida pra rimar é uma consequência, que vai agregar o sentimento da batida, junto com o sentimento da letra do mc. ai sai uma musica foda!!! E estudar bastante, ver pra que servem os plugins, não simplesmente ir colocando compressor, limiter etc, e sim saber como, e quando usar-los.

O que você acha dos mc's que acham que o beatmaker tem que ceder os beats gratuitamente?

Isso depende de cada um... eu não tenho catalogo de beats, não vendo eles pra qualquer um, por que pra  mim tem que rolar uma identificação, eu tenho que gostar do que vai ser gravado encima da minha batida. e tem uma frase boa pra isso... "musica é igual um filho! e você não vai sair fazendo filho com qualquer um" [risos]

O que torna o Dj Caique um dos melhores produtores no Rap Nacional atualmente?
Ultimo lançamento do Dj Caique
Isso é você quem ta falando [risos], bom, eu trabalho bastante, e além de fazer batidas eu mixo e masterizo também, e estou sempre lançando discos, neste ano de 2011 eu lancei 9 trabalhos, EP e Mixtape do Projota, Mixtape do Rashid, Álbum do Ogi, Album do Doncesao, EP do Terceira Safra, do Henrick Fuentes, do Lendazn, do VH2... e fora as participaçoes em outros projetos, e desde 2005 eu venho lançando discos e também apostando em pessoas novas no Rap.

Valeu Caique pelas explicações. Deixe sua mensagem para aqueles que estão começando ou querem começar a produzir suas próprias bases.
Agradeço a vocês da vanguarda pelo espaço, e pelo belo trabalho que vocês vem fazendo pelo Rap Nacional. e agradeço a todos que acompanham o meu trabalho. e em 2012 podem esperar que tem muita coisa boa pela frente, como a Mixtape do Projota e Rashid (juntos) a Mixtape do Terceira Safra, o Cd do Dr.Caligari e muito mais... é só você acompanhar no twitter pra ficar sabendo mais @djcaique3fs.

E pra quem está começando a produzir agora, se você realmente nasceu pra essa parada você vai saber, e não vai desistir nunca... Foco Força e Fé!!!

CONTATOS

E-MAIL - caiquecontato@gmail.com
 
FACEBOOK - DjCaique TrêsFs

TWITTER - @DjCaique3fs