6 de jul. de 2011

Cães retratam novo single lançado pelo grupo Problemáticos 13


Formado atualmente por D.R.O.G.A (Direcionando Rimas Ofensivas Genuinamente Autênticas), Secko 7 Sombras e Praga; o Problemáticos 13 nasceu no distante ano de 2004. De lá pra cá, após inúmeros trabalhos independentes lançados de forma single; assim como os sons lançados em Mixtapes como a "Bem-Vindos a Nova Era" da Vanguarda do Rap Nacional e "Memórias Mórbidas da Cidade Gelada"; o Problemáticos 13 mostra uma completa evolução neste single chamado "Cães".

Com uma atmosfera completamente noturna, que nos lembra o céu cinzento das madrugadas de Curitiba (Killatiba) em pleno Largo da Ordem, as nuâncias induzem o ouvinte a um completo cenário macabro, onde o rap por si só já não faz mais sentido diante das turbulências do submundo da vida. D.R.O.G.A inicia o primeiro verso simplesmente acabando com qualquer barraca armada: "Da boca pro ouvido, inflamando os sentidos. Clínica do rap, é só chegar: Seja bem-vindo", finalizando o mesmo diálogo de sua primeira escala com "foda-se sentimentos de ternura, minha vivência me ensinou da pior forma, me ensinou que a vida é dura".

A mudança é pra "pior".

E que "pior"!

O ant-pop, contra-vertente "universitária" é exposto de forma crua, em carne viva, respirando o ar sujo do Centrão de Killatiba, nos versos de Secko 7 Sombras: "Fantoche no barbante, balance no beat dançante. Quando eu der a ordem, hipnotizante: Quebre a corrente, fuja do calabolso de uma vida padrão. A luz no fim do túnel é o portal do submundo".

O single Cães está aqui, diretamente do forno, lançado no dia 5 de julho. A música sintetiza tudo aquilo que representa a atmosfera das ruas, prezando por um vandalismo-pesadelo em alta intensidade, mesclando sentimentos como o medo, o pânico, o orgulho e a honra em uma musicalidade condensada, sombria, com sinos sampleados e cães rosnantes ao fim da jornada.

Um épico do Problemáticos 13, cujos Cães certamente expulsam os vampiros de Dalton Trevisan da Rua XV, conquistando enfim a cidade de Killatiba, e terminando por definir tamanho território em posse definitiva dos vândalos, rueiros, pilakos e bêbados. Local por onde o asfalto figura algo próximo do "mundo dos mortos", abaixo de um incessante clima frio e das névoas londrinas que o encobrem.

Isto é Problemáticos 13, e Problemáticos 13 é ant-pop.