14 de out. de 2010

Sub Loco Coletividade


O Sub Loco é um coletivo de vários grupos de Rap de São Carlos SP que surgiu no início de 2006, inicialmente formado pelos grupos Protesto, Conexão JCA e Conceito Sul, por morarem no mesmo bairro e sempre estarem juntos no dia a dia. O nome se deu quando dois integrantes andavam pelas ruas da cidade e um deles se deparou com uma placa até então escrita “Sobloco”, que foi confundida com “Sub Loco”, nome que acabou batizando os sons coletivos que os grupos já vinham fazendo.
No final de 2007 mais três grupos acabaram se somando ao coletivo (DuplaMente, Verso Consciente e Conduta Real) de maneira totalmente espontânea, apenas pelo fato de sempre estarem juntos nos eventos ou em gravações no Home Estúdio Correra Record’s, local onde os mesmo gravavam seus trabalhos.
A temática das músicas é muito variada, cada integrante coloca as suas influências que vão desde o Rap Underground, Reggae, MBP, Rap Internacional, até mesmo a diferentes culturas em que alguns integrantes são adeptos como o grafite e o skate. Cada integrante tem total liberdade de expressão, mas sempre de maneira positiva e coerente.
Em meados de 2008 iniciamos a gravação do nosso CD, rearranjando algumas músicas antigas, finalizando algumas inacabadas e criando músicas novas. O CD do coletivo foi lançado em Junho de 2009 (Sub Loco Coletividade - Volume I: Idéias à Deriva) composto por 17 faixas distribuídas em 80 minutos de duração, todas produzidas e gravadas por Lincoln no Home Estúdio Correra Record’s, e conta ainda com parceria de mais vários MC's da cidade de São Carlos. O CD trouxe muitas experiências positivas para o coletivo e abriu portas para diversos eventos, ligados ou não ao movimento Hip Hop, muitos deles dentro das universidades da Cidade de São Carlos (USP e UFSCar) e o convite para a apresentação de um programa voltado ao público do Rap na Rádio da Universidade Federal de São Carlos (Rádio UFSCar).

No primeiro semestre de 2010 o coletivo lançou seu primeiro Vídeo-Clipe da música "Melo da Internet", uma das músicas mais descontraídas do CD e que fala de forma muito clara e real sobre o mundo da internet atual de diferentes pontos de vista, soando ate mesmo como um alerta para os internautas. Tanto a produção, como a filmagem e a edição foi do próprio grupo de forma totalmente independente e caseira. O clipe abriu ainda mais as portas para o coletivo gerando uma matéria para a EPTV e o convite para o tradicional Festival Contato que chega a sua 4º edição no ano de 2010.
No momento o coletivo já prepara músicas pra um novo CD que ainda não tem previsão para ser lançado.








Baixe aqui o CD completo: