13 de out. de 2010

Entrevista com o grupo Terceira Safra

Hoje estaremos divulgando uma entrevista exclusiva que fizemos com o grupo Terceira Safra, o grupo tem um pouco mais de 1 ano de existencia, mas ja possui diversos admiradores, e participações com grandes nomes do Rap Nacional, seu primeiro single intitulado de "Gladiadores" contém a participação especial de Rashid, e recentemente o grupo fez uma participação na música "Função" da nova mixtape do Projota (Projeção), então para quem ainda não conhece o grupo, está ai uma boa oportunidade, e quem já os conhece deixamos o convite para ler a entrevista, e assim melhor conhece-los.

ENTREVISTA



1) Conte nos um pouco como surgiu o grupo Terceira Safra.

DJ Mayk - No meio do ano passado, estávamos trabalhando em um projetoNo qual participariam outras pessoas daqui do bairro envolvidas com rap, Durante o andamento desse projeto, eu senti a necessidade de juntar esses meus amigos pra fazer algo ainda mais solido, falei com o Phill primeiro e ele concordou de imediato, depois falei com o Maltrapilho que mostrou a mesma disposição, o projeto acabou não dando certo, mais deu início ao Terceira Safra.

2) Qual a proposta do grupo?

DJ Mayk - De um ponto de vista pessoal, a cultura Hip-Hop está um tanto fraca, os elementos estão caminhando em singularidades, o coletivo está cada vez mais longe do que era a cultura a 20 anos atrás, dentre várias propostas, na minha opinião a mais importante é mostrar que ainda é possível manter esse coletivo, o movimento, a cultura, criada em cima disso, sozinho não vamos conseguir muito, mas quanto mais juntos, mais fortes.

3) quais são os projetos do grupo daqui pra frente?

TODOS - Lançaremos em novembro um CD "promo", com 5 faixas, a distribuição será gratuita e a tiragem será limitada (500 copias), e ano que vem, vamos começar a trabalhar no EP, vamos participar do álbum do Dr. Caligari que também será lançado ano que vem, estamos procurando nos envolver em outros projetos, com calma, e vamo que vamo.

4)Existe algum comprometimento social do grupo com a comunidade em que fazem parte?

TODOS - O maior comprometimento social do grupo com a comunidade é o conteúdo de nossas letras, onde visamos resgatar em especial os jovens, fazer com que nossas idéias cheguem aos ouvidos de quem necessitam de algo que os encorajem a lutar, já que os trabalhos sociais por aqui são quase nulos.

5) Quem vocês usam como referencia dentro e fora da música?

TODOS - Dentro da música: KL Jay, DJ Dandan, Nyack, Rael Da Rima, Projota, Rashid, Dj Caique, Ogi, Criolo Doido, Inquérito, Facção Central, Marechal, A-286. Fora da música: Família e amigos. nulos.

(Phill, Dj Mayk & Maltrapilho - TERCEIRA SAFRA)

6) Qual o intuito de produzir e fazer rap?

Phill - o intuito de produzir, é fazer a parada mais do nosso jeito, Com nossas características, nossas idéias, cada dia mais buscando a independência do grupo. Fazemos rap, primeiramente para salvar vidas, nos se identificamos muito com a musica e essa é nossa forma de contribuir com a sociedade.

7)Vocês acham que o rap ajuda em qual aspecto e por quê?

Maltrapilho - O rap ajuda dependendo da concepção de cada pessoa, infelizmente vejo que hoje mc's falam de favela e de amor ao rap,mais é só questão de tempo para se promoverem E amar o seu "própio rap" e pensar em si mesmo, o altruísmo está faltando tanto da parte de mc's e do seu público, muitas vezes me sinto lutando por uma causa perdida por observar atitudes de quem se rotula do rap e ao menos pratica o exercício da cena.

O rap ajuda pessoas que amam, pessoas que curtem um entretecimento principalmente pessoas não admitem nossa condição social. Isso porque é uma musica de palavras simples e de fácil compreensão contendo um rico leque de informações, resumindo o rap é uma cena de muita identidade.

8) Há alguns anos atrás o RAP no Lauzane não tinha a força que tem hoje, como vocês vêem essa ascenção?

TODOS - Isso é parte do trabalho, confiamos que isso daria certo, e deu, porém, Gostaríamos de ver mais pessoas daqui do bairro curtindo nosso trabalho, a grande Maioria do público que cola não mora aqui, isso também é muito bom, mais gostaríamos De ver as pessoas daqui nos prestigiando também.

9) Quais os maiores defeitos e qualidades do RAP ATUAL?

Maltrapilho - Primeiramente ignorância tanto do publico e dos mc's por não saber respeitar a opinião do próximo. Hoje vejo desperdício de talento de nego falando mal de nego, cada um cada um mais essa cena arrasta o movimento só o Rap tem a perder, e o amor e compromisso que dizem ter se torna em ódio e hobby pra vários. A qualidade do rap atual é a evolução tanto de letras como em tudo, eu particularmente sou a favor do rap sair do gueto sim, porém jamais perder sua essência"coisa rara".

10) com apenas 1 single lançado já obtiveram mais de 3.500 plays no Myspace, como está sendo para o grupo essa aceitação?

TODOS - Surpresa, embora trabalhamos serio e muito, foi mais do que esperávamos, estamos muito contentes com isso por que o objetivo está sendo cumprido, e a evolução é constante.

Twitter: @terceirasafra / @Phillterceiro

11) "Sinto que o mundo me olha desconfiado, como Americano com medo de atentado", essa é a visão da sociedade para com o Rap? se sim, qual o maior motivo.

Phill - Sim, ainda rola muito preconceito com o rap, parece até clichê, mais essa é a realidade, a sociedade vê o rap como musica de vagabundo, bandido e revoltado, mais a real é que é musica de quem busca priorizar a cultura, e que existem muitos trabalhadores dedicando suas vidas e seu tempo para que o rap seja seu ganha-pão, mas acredito e tenho fé de que essa visão um dia vai mudar."Estamos trabalhando pra isso acontecer".

12) Espaço totalmente aberto, fiquem a vontade.

DJ Mayk - É uma satisfação pra mim, muito obrigado mesmo ao Vanguarda Rap Nacional pela oportunidade, Quero agradecer também a todos que apóiam e fortalecem nosso trabalho, Projota, Rashid, Dj Caique, quem acompanha, quem se identifica, enfim, ainda há muito a ser feito, e estamos dispostos a fazer, "enquanto houver vida, haverá esperança"... NOIZ !!!

Phill - Muito obrigado vanguarda pelo espaço e pela confiança, muito obrigado a quem acredita em nos, pra quem deposita esperança no nosso trabalho, muito obrigado, Michael, César, Tiago, Michel, Caique e todos os que formam essa nossa família, muito obrigado também a quem não acredita, isso que nos da força pra batalhar e alcançar o que é nosso por direito. "hj a safra vem em três pra amanha ser trezentos" foco na missão!

Maltrapilho: - Agradeço ao Vanguarda pela oportunidade, e aos irmãos que realmente acreditam no Terceira Safra. como num som do A286:"Acredito que o arsenal mais potente em guerra é cérebro pensante informado e questionador" eu levo o rap serio antes de ser mc ou rapper sou militante e compositor. Um só caminho.