19 de jun. de 2010

Primeira Função


Antes de qualquer coisa, de qualquer apresentação formal em que pretendemos contar um pouco do grupo Primeira Função, gostaríamos de desmistificar o pensamento criado por alguns com relação ao nome do grupo, nos vendo como pretensiosos por acharem que nós pensamos que somos a “Primeira Função” do Rap. Em 2004 quando o grupo surgiu, nós pensamos no nome Primeira Função na intenção de realizar no espírito de cada ouvinte da música Rap, um pensamento direto de qual é a sua função na Terra, qual é a sua função naquilo que diz amar, curar e proteger. Mas não fazer as pessoas pensarem apenas na função do ato, mas também na função do ato sobre o ato, a “realizadora real” como a raiz essencial do íntimo de cada um como pessoa, acima de qualquer coisa que se ronda nessa vida, como a que somos obrigados a fazer todos os dias e não nos faz feliz literalmente. O grupo “Primeira Função” nascido, crescido e fortalecido no Jardim Brasil (Zona Norte de São Paulo), não tem como objetivo direto de transmitir a paz, a força e a auto-estima daqueles que se encontram sem ela, mas de fazer com que sejamos vistos como uma bússola que tem como função fazer com que cada um encontre seu caminho, e para aqueles que estão no caminho, que se mantenham nele, com a intenção comum de se conhecerem profundamente através da música, com mensagens verdadeiras de Mc’s que não são donos da verdade, mas que a buscam incansavelmente com uma bússola chamada “aprendizado”. Aprendizado num senso crítico que é visto e sentido apenas nas ruas, onde sobreviver é a chave para a absorção do conhecimento transmitido na poesia da música. O grupo hoje se define em quatro Mc’s e um Dj, num total de cinco integrantes, composto por “Fahim, Base Mc, Dj Nyack, Timm Arif e Akilah Jelani”, que encontraram no Rap não uma saída, mas sim uma entrada sem volta para um mundo livre, sim, de uma liberdade angustiante descoberta com a vinda da verdade como a essência de todas as coisas.

E finalmente, em janeiro de 2010 foi lançado o primeiro disco do Primeira Função, intitulado "Amanhã Seremos Ontem", que é uma mescla de sons compostos e produzidos entre 2006 e 2008, mas sem perder a unidade que um bom disco de rap deve ter. Com temas que se baseiam principalmente nas ruas (como de costume), o disco soa de forma versátil, podendo agradar todos os ouvidos mesmo contendo diversas faixas pesadas, tanto no conteúdo de rimas quanto de beats, e sempre prezando a musicalidade. O disco conta bastante sobre o que cada MC do grupo passa, temas pessoais de forma que qualquer um possa se identificar, pois as dificuldades de quem saiu pelas ruas em busca de fazer Rap independente são praticamente as mesmas. Enfim, "Amanhã Seremos Ontem" é o fruto de muito trabalho. Mas não quer dizer que o trabalho tenha acabado, muito pelo contrário, continua: O Primeira Função já está trabalhando em um EP, e em breve será lançado um single aqui no Myspace. O Rap nunca para.

Amanhã Seremos Ontem.

o "Itinerário Musical" de algumas principais apresentações do Primeira Função:

● 2006

- Apresentação no Aniversário do Dj do grupo Nyack na Sociedade Amigos de Vila Sabrina.

- Show Na Galeria Olido Central Acústica Microfone Aberto.

● 2007

- Show com o Primeira Função na festa Zoeira Hip Hop no Club Inferno produzido pela Elza Cohen. (Abertura do Show de Marcelo D2).

- Show na Galeria Olido organizado pela Pachol's Familia.

● 2008

- Virada Cultural com o Grupo Sinhô Preto Velho na Vila Madalena.

- Livraria da Eskina.

- Festa Vozes Negras no Café Aurora produzido por PPMP Produções (Poder Para Mulher Preta).

- Hip Hop em Ação na Casa do Hip Hop de Diadema.

- Zoeira Hip Hop no Hole Club produzido pela Elza Cohen.

● 2009

- Apres

entação na 3ª edição da Festa P.A.R. - “Por Amor ao Rap” produzido pela Gabriela Imani.

- Festa Beneficente Dia das Crianças - Lona Dos Machados - Jardim Leme. (produzido por Gaspar - Z’Africa Brasil).

- Rinha dos MC's especial Dia da Consciência Negra.

● 2010

- Lançamento do seu primeiro álbum “Amanhã Seremos Ontem” no Sarajevo.

“Entre outros eventos...”

A música de trabalho é “Sociedade Quilombo” que resgata as raízes africanas, trazendo Identidade e Auto-estima!

O “Primeira Função” está finalizando o seu trabalho “Amanhã Seremos Ontem” e em breve todos poderão desfrutar da musicalidade excelente do grupo.

PRIMEIRA FUNÇÃO - LIBERDADE

http://www.4shared.com/audio/dswcRqSh/Primeira_Funo_-_Liberdade.htm

PRIMEIRA FUNÇÃO - SOCIEDADE QUILOMBO (Part. Black Lion )

http://www.4shared.com/audio/W4POWL9z/09_Primeira_Funo_-_Sociedade_Q.htm

myspace

www.myspace.com/primeirafuncao

Por:Tessie Marcondes