5 de mar. de 2010

Entrevista com Shekinah Rap

Salve Familia!

A Vanguarda juntamente com o Escrita Hip Hop fez uma entrevista muito interessante com um dos grupos de Rap gospel com mais acensção no cenário atual, Shekinah Rap. Vale a pena conferir...

"Eu tenho a oferecer muito mais do que rimas, eu ofereço vida."
(Shekinah Rap)


Entrevista Shekinah Rap:

1) Vanguarda & Escrita: Mesmo pregando o evangelho nas letras, o rap evangélico aborda praticamente os mesmos temas de um rap gangsta por exemplo (crime, drogas, rua, periferia, etc). Como é mesclar estas duas vertentes do Rap visando o evangelho como base ?

Biorki: Primeiramente paz a todos! Seguinte mano, pra gente tudo é muito claro apesar de parecer duas coisas totalmente opostas, mas acreditamos que se anunciamos o evangelho de Cristo o barato tem que ser feito como Ele fazia, e Jesus sempre direcionou a parada pra essa realidade, se a Bíblia fosse escrita hoje com certeza encontraríamos Jesus pregando em alguns pontos de drogas, ou salvando vidas dentro de alguma quadrilha... Por que o evangelho é solução pra tudo isso, por isso mesclamos de maneira simples isso tudo, por que entendemos que Rap evangélico tem um efeito diferente na igreja do que tem na rua, pois na igreja ele edifica quem ouve epode ser usado como louvor a Deus mas o ponto principal é que o Rap tem que ser direcionado pra ajudar quem ouve, então entendemos que a rua é o local certo pro Rap levar socorro, sendo ele evangélico ou não.

2) Vanguarda & Escrita: Muitos seguidores do Rap não toleram grupos/cantores se apresentarem na mídia, intolerância causada na maioria das vezes por culpa dos próprios grupos em questão. Qual é a postura do público seguidor do Rap evangélico e do próprio Shekinah nesta questão?

Biorki: A nossa em particular é o seguinte mano, Rap é música como qualquer outra música, e se a gente tem alguma coisa pra passar, por que não na tv? hoje o rap discuti essas coisas de bobeira mano, por que lá atrás um grupo não aparecia na TV, aí todo mundo acha que o Rap não pode aparecer na midia, isso é complicado e se pá esse pensamento empacou e muito nossa caminhada nos anos que se passaram, tá ligado?
Shekinah Rap já toco até em bar mano..s e uma tv chamar a gente vai também com certeza.

3) Vanguarda & Escrita: As dificuldades no “Rap gospel” é superior ao de protesto (por exemplo) ?

Biorki: é complicado medir quem tem mais dificuldade (rs), mesmo por que eu não costumo dividir muito entre gospel e não gospel... o meu rap é gospel por que trago a solução a luz da bíblia, mas não deixa em momento algum de ser protesto, pra nós,Rap é Rap e pronto, e sendo Rap tem dificuldade mano, por que a parada é zica mesmo e incomoda quem ainda não entende, todos enfrentamos preconceitos e temos que bater mais forte pra ver as portas se abrirem.

4) Vanguarda & Escrita: Nos fale um pouco sobre esse novo CD que está por vir. E por que o atraso em seu lançamento?

Dj Morgado: Antes de tudo é preciso lembrar que estamos falando de ‘mercado’, meio que naturalmente enfrenta todos os tipos de barreiras pois tudo é praticamente movido por dinheiro e tempo. Conhecemos vários grupos com vários CDs lançados, acredite, uma grande parte desses trabalhos sofrem algum atraso para chegar até as lojas.
Começando de nós mesmos, seguramos um tempo e trabalhamos até entendermos que o disco chegou em um bom nível, depois entra questões de gravadora e tal. Tudo é preciso ser feito da melhor forma e no melhor tempo. Quando o disco chegar queremos que o público entenda que valeu a pena a espera.

5) Vanguarda & Escrita: Sabemos que todos nós (em geral) queremos dinheiro. Mas como você enxerga as questões de grupos tratarem o Rap como “Rap comercial” apenas só com o intuito de ganhar o dinheiro?

Biorki: Eu acho complicado falar disso, por que uma coisa é você querer ganhar um dinheiro em cima de um trabalho sério e feito com amor, movido pelo amor a parada, e outra coisa é você fazer o que todos esperam que você faça pra ganhar um dinheiro. Acho que o rap é mercado também, claro... gravar um disco e dizer que não quer ganhar dinheiro é conversa pra boi dormir, mano, todo mundo que ta no jogo quer levar o seu, e isso é justo mano... mas é você quem decidi o valor das parada... pode valer só alguns reais ou pode valer a moral, postura, conduta a alma ta, entendendo? Resumindo, eu acho válido se fazer um trabalho sério e ganhar dinheiro com isso, e acho falso fazer isso movido só pelo dinheiro. O fato é que antes de QUERER ele, nós simplesmente PRECISAMOS dele, por isso (musicalmente falando) chamamos isso tudo também de “trabalho”.



6) Vanguarda & Escrita: Nos fale mais um pouco sobre o grupo, e de onde provém o nome “Shekinah” ?

Biorki: Meu o grupo já tem 10 anos, ta ligado?... de correria. O primeiro disco saiu em 2006 com o título é ‘Mais Que Poesia. O segundo disco tá a caminho já, e o nome dele é ‘Rimas de Sangue’, Shekinah é uma palavra hebraica que no original quer dizer ‘A GLORIA DO SENHOR MANIFESTA’ ou ‘HABITA’ ta ligado? E aí tive a idéia de somar ‘A Glória do Senhor Se Manifesta no Rítimo E Na Poesia’.

7) Vanguarda & Escrita: Vocês ficaram satisfeito com o “retorno” do primeiro cd? (Mais Que Poesia)

DJ Morgado; Cara, claro que ficamos muito felizes, pois tudo foi além do que esperávamos. Além da repercussão, nosso principal alvo foi atingido, queríamos ver as pessoas simplesmente ouvirem o que você tem a dizer e mudarem de vida. Depois que surgiu um Eminem, quantos ‘Eminems’ apareceram posteriormente devido a influência que as letras dele exerceu nos EUA. Poder falar o que Jesus falou dois mil anos depois de sua vinda como homem na terra e você ver o efeito poderoso ainda nos dias de hoje é algo incomparável. Administrativamente sabemos que o disco poderia ter andado muito mais, mas quanto ao alvo do conteúdo sabemos que foi (e tem sido) muito bom.

8) Vanguarda & Escrita: Shekinah Rap costuma abordar músicas em um estilo de “histórias”, isso é uma maneira de fazer o ouvinte prestar mais atenção nas letras, ou é apenas opção?

Biorki: Particularmente eu amo escrever história, ta ligado, e eu acho que funciona legal no Rap, sempre funcionou, claro que ás vezes fica um pouco taxado, e se vê também várias coisas ruins nesse sentido, mas acredito que quando se faz direitinho é legal, sempre gostei de ouvir Rap de história e no início não conseguia escrever... O Fábio Macari foi quem me abriu os olhos pra escrever histórias... E hoje é meu estilo predileto de letra que faço.

9) Vanguarda & Escrita: Quais os maiores defeitos e qualidades do RAP ATUAL?

Biorki: Qualidades tem um monte... Defeitos se pá tem mais ainda, acho que a evolução musical é uma qualidade, as musicas estão mais bem produzidas (não todas, rs ) mas uma boa parte ta correndo atrás de fazer bem feito e isso é bom, entre os defeitos, o que eu acho pior é ainda muitos grupos escreverem sem pensar no estrago que as "letrinhas" faz na cabeça de um favelado de 14 anos, o Rap cresceu ta ligado? e tem filhos... precisa aprender a se portar como adulto, como pai de uma multidão, ta ligado?... e acho que da parte de alguns isso ainda não aconteceu.

Dj Morgado: Cara, talvez uma qualidade notória do Rap é a persistência pois com pouco recurso (e muito suor) se faz Rap. Outro ponto (sem dúvida) são muitos caras que estão envolvidos na parada, conhecemos pessoas que com certeza são exemplos pra molecada, humildes, trabalhadores e com sede de mudança. Claro que Queria poder citar mais qualidades (espero que chegue esse dia) mas infelizmente tem muita coisa ruim acontecendo no Rap hoje. Aproveitando a resposta do Biorki queria dizer que apesar da busca (já vemos o resultado positivo) muita gente no Brasil ainda não aceita a acréscimo que vem rolando musicalmente falando. O Rap não ta só mudando, ele tem crescido e infelizmente você ouve pessoas reclamando de você usar sintetizadores nos instrumentais como se tivéssemos que usar sopros, violinos e pianos pra sempre. Eles já serão usados enquanto existir ouvidos, porém música é assim, é algo infinito, não se pode limitar, mano. Isso pra não falar de manos que não mudam as letras, né? Quem dirá a linha de som?

10) Vanguarda & Escrita: O CD Rimas de Sangue fala do sangue derramado nas ruas, reflexo de uma sociedade que deixou de lado o amor, o respeito a vida, para ir a procura de suas ambições pessoais. Como é tentar mudar essa situação atráves do Rap?

Dj Morgado: Mano, é simples. Obviamente um carro não anda sem combustível. O Rap não pode mudar nada pra melhor se não tiver o que faça ele andar pra isso. Não fazemos Rap usando a Palavra de Deus, pelo contrário, queremos ver a Palavra de Deus usando o Rap. Quando isso acontece aí sim você vê as melhorias. Você já ouviu falar de alguém que deixou uma facção criminosa ouvindo alguém desorientado cantando um Rap? Por falar em carro, existe outro ponto. Um carro na mão de alguém que não sabe dirigir com certeza pode causar muitos danos. Têm um monte de gente sem habilitação fazendo estragos por aí. O que quero dizer com tudo isso é que, como qualquer grupo esperamos ver nossa mensagem levando alegria para as famílias e sabemos que isso vai começar quando os filhos (de mães que choram) passarem a ouvir o que é bom. Tentar mudar tais situações pra gente é isso, ao invés de falarmos o que pensamos, simplesmente decidimos falar o que Deus pensa. Pode crê que é difícil fazer isso no Rap mas com certeza funciona bem melhor. Claro que o grupo não precisa ser Gospel pra dizer numa letra; ‘Aquilo que você planta é o que você colhe’. Esse é um princípio de Deus, cara, e todo grupo que se propõe a falar dessas coisas com os anos verão resultados melhores.

11) Vanguarda & Escrita: Espaço totalmente aberto, fique a vontade!

Biorki: Obrigado pelo espaço, pessoal da Vanguarda do Rap Nacional e Escrita Hip Hop, parabéns!! Sempre dando uma força na correria e nós só temos a agradecer, ta ligado? Deus abençoe a todos que correm pelo RAP desde quem faz a quem apenas ouve, Deus ama a todos e tem grandes planos para o HIP HOP.

Dj Morgado:
Agradeço ao pessoal que administra os sites aí e que com certeza suam a camisa pra manter os adeptos do movimento Hip Hop informados diariamente!
Que Deus abençoe a todos os apreciadores dos sons das ruas!
Tudo o que Deus diz é a SEU FAVOR, mano!!! Vamos buscar o melhor enquanto há tempo!!!
PAZ!!!

Contatos:
fones: 17-81576620 ou 17-91932571
www.myspace.com/shekinahrapbrasil
www.twitter.com/shekinahrap
shekinahrap@hotmail.com


...É POR VOCÊ, QUE A TINTA DA CANETA ESCORRE...
(Shekinah Rap)