9 de mar. de 2009

Entrevista com Renan - Inquérito




O blog da VANGUARDA completou seus 2 meses de existência, e de quebra estamos trazendo pra vocês uma entrevista com um dos maiores compositores do Rap nacional.



















“ENTREVISTA ESPECIAL”

Vanguarda: Vocês ficaram satisfeitos com a repercussão do segundo CD? E alguma coisa já pode ser adiantada sobre um terceiro CD? Ou algum trabalho? (Como DVD e etc)

Renan: Sim, ficamos muito satisfeitos com os feitos desse segundo disco, demos um passo de evolução dentro do Rap, claro que isso não é reconhecido imediatamente, mas o barato é longo prazo, afinal UM SEGUNDO É POUCO... Quanto a projetos futuros em 2009 o Inquérito faz 10 anos e gravaremos um video clipe, também sairá o cd solo do POP BLACK chamado ENTRE NESSA PISTA, um terceiro disco com certeza pra 2010 ainda sem nome definido.

Vanguarda: Nesses últimos anos você foi cotado por boa parte do publico como um dos 3 melhores rappers do país, qual a sensação?

Renan: Olha eu fico muito honrado com isso, mas quero deixar claro que quando eu comecei lá atrás com 13 anos de idade eu era só uma criança que sonhava em cantar Rap, jamais imaginei a proporção que as coisas tomariam. Com certeza o forte do INQUÉRITO são as letras, eu adoro compor, esse é o meu negócio, e o nosso público pode esperar muito mais do Renan e do INQUÉRITO nesse sentido.

Vanguarda: Muitos grupos não conseguem o sustento só do RAP. O que você acha sobre essa questão? O que o Rap precisa pra ser considerado uma profissão?

Renan: Em primeiro lugar o cara não deve entrar no Rap buscando uma profissão, porque viver de arte no Brasil não é fácil, ainda mais de uma arte marginal como essa, então palmas pra quem consegue (Risos)

Vanguarda: Como você está analisando o atual cenário do rap nacional? E o que espera que ele venha a ser no futuro?



Renan: Eu espero um futuro otimista, porque acredito no Rap, sempre acreditei, respiro isso e tenho muita fé no que faço... Acho que no Brasil ele está passando por uma fase de amadurecimento e isso é muito bom, que fiquem os verdadeiros!

Vanguarda: Renan, acreditas que ainda poderemos viver em um país sem tanta violência?

Renan: Com certeza! Afinal o Rap ta aí pra tentar ajudar de alguma forma, nem que seja minimamente. Se eu não acreditasse nisso não teria vindo até aqui, pra mim já se vão 12 anos de Rap, poderia ter feito duas faculdades nesse período, mas escolhi esse caminho, to fazendo minha parte.


Vanguarda: Falando em vendas de cd, o publico do RAP deixa muito a desejar? A internet atrapalha o “trampo” do Inquérito ou ajuda?

Renan: Olha a internet tem o lado bom e o ruim como tudo na vida, é que nem relógio, uma hora adianta e outra hora atrasa... Eu particularmente gosto, tive boas experiências. Quanto as vendagens de cd’s o público no geral tem consumido pouco, seria necessário um mínimo de vendas pra que o mercado permanecesse aquecido.


Vanguarda: Você é rapper e da aulas de geografia, concordas que a falta de informação e de estudo prejudica além da nossa população em geral , também afeta em muito o nosso rap?

Renan: Sem dúvidas, a educação é a base, a informação é chave para tudo, sem isso sem chance, quem acha que o Rap e a educação caminham em sentidos opostos está totalmente enganado. De certa forma o Rap me educou também, eu sou um Rapper que virou professor e não o contrário.


Vanguarda: O grupo tem considerado por muitos uma das mulheres que mais representa no cenário do rap atual. Pra vocês qual importância de ter uma pessoa do sexo feminino pra fazer essa função e diferença na musicalidade?

Renan: Ela dá um toque diferente ao grupo e isso é muito positivo, sou fã da Nicole, admiro todas as mulheres do Rap.


Vanguarda: A respeito de RAP x MÍDIA, que é um assunto bastante antigo, mas que gera varias discussões, o Inquérito, apareceria na mídia? (TV)

Renan: Apareceríamos se tivéssemos a nossa liberdade, pra expormos o nosso ponto de vista e não ser manipulados. Isso já aconteceu, já fui na televisão algumas vezes e os efeitos foram positivos.

Vanguarda: O que você costuma ouvir além do RAP? E no rap? (Nacional e internacional)

Renan: Gosto de música dos anos 1970, sobretudo a música negra, escuto muito, tanto a nacional como a internacional, acho que nunca mais faremos músicas boas como naquela época. No Rap escuto tudo o que sai mais filtro bastante. Gostei muito do disco do Kamau.


Vanguarda: Do momento que vocês começaram na cena do rap nacional, até o atual momento, o que mudou na vida de vocês?

Renan: Amadurecemos como pessoa, somos melhores seres humanos, pensamos no próximo, falamos com várias pessoas através da música, afetamos e somos afetados também. O Rap me incentivou a entrar na faculdade, a estudar, progredir, me considero um vencedor e ele tem grande parcela nisso.



Vanguarda: Qual a mensagem que você deixa pra quem ta começando a carreira no rap nacional e pra o publico na qual admira o trabalho de vocês? Fique a vontade.

Renan: Persistência, humildade, força de vontade sempre, acredite no seu sonho! Pro nosso público deixo um abraço e agradeço todo o apoio até aqui, podem esperar sempre do INQUÉRITO música de qualidade, Rap de denúncia, letras inteligentes e inovações.


Vanguarda: Por que o rap prega tanta união da favela, que temos que nos unir, se o próprio RAP é desunido?!

Renan: Não é só o Rap que se mostra desunido em alguns momentos, o ser humano que é assim, e como o Rap é composto por seres humanos isso é inevitável. Muito cara acha que união é carregar os outros nas costas, acredito que cada um tem que fazer a sua e se você tiver condições é legal ajudar, mas quando você não consegue nem ajudar a si próprio fica difícil ajudar os outros.




ATENÇÃO: O novo CD do Inquérito (UM segundo é POUCO) está custando apenas 15 reais (Mais frete) e pra quem fizer mais de 5 pedidos, estará custando 10 reais (mais frete). Valorize o RAP NACIONAL compre o CD ORGINAL. FAÇA A SUA PARTE!

Para quem se interessar em comprar os Cd's, mandem email para renaninquerito@hotmail.com

Site do grupo: www.grupoinquerito.com.br

Músicas para Download:

Bumerangue (Part: Kiko Santana): http://www.4shared.com/file/88191820/f325322c/9_Bumerangue.html

Algum Dia : http://www.4shared.com/file/88190094/a1131923/6_Algum_Dia.html



Ps: Créditos para VANGUARDA, Site BAGDA, Comunidade/Radio Rap "du bom" e blog Mundo do RAP.
E todos nós agradecemos a humildade e a disponibilidade por parte do Renan.